»Classificados
»Alertas CM
» Newsletter   
»Horóscopo
»PDA
»PSP
»Última Hora
»Correio do Leitor
»Loja
Domingo, 27 de Janeiro de 2008
» Pesquisar
 
» Pesquisa Avançada
 
» Newsletter
Registe-se e receba diariamente a edição
do CM Online

 
» Notícias
Opinião
Correio do Leitor
Actualidade
Portugal
Economia
Política
União Europeia
Mundo
Gripe das Aves
Desporto
Benfica
Sporting
FC Porto
Futebol em Directo
Cultura
Música
TV & Media
Reportagem
Entrevista
Tema da Semana
Polícias e Ladrões
Especial 28 anos
Contactos CM
Especial Natal
 
» Revistas
Correio Vidas
Correio Sport
Correio TV
Correio Domingo
Ciência/Tecnologia
 
» Jogue online
Acção
Desporto
Plataformas
Puzzle
Shoot´Em Up
 
» Loja
Imagem e Som
Moda e Têxtil
Presentes
 
» Classificados
Automóveis
Emprego
Convívio
Propriedades
Diversos
 
» Promoções
DVD´s Grátis
A obra de Luis de Camões
Concurso Familia Premiada
Grandes Operas
Serviço de Porcelana Portuguesa
Enciclopédia Larousse
Rua Sésamo
 
» Capa
 
» Alertas SMS
Envie o código
para o nº 4644
Última Hora - CMUH
Títulos do dia - CMTD
€0,30 por sms
Clique aqui para mais informações

» Notícias por RSS

» Sondagem
SAÚDE: Correia de Campos tem condições para continuar no Governo?
SIM
NÃO
 

Portugal

2008-01-27 - 00:30:00

Sondagem: Maioria dos fumadores discorda

Maioria absoluta apoia proibição

Rui Pando Gomes
Proibição de fumar em espaços públicos fechados não está a ter efeitos na frequência de restaurantes
Proibição de fumar em espaços públicos fechados não está a ter efeitos na frequência de restaurantes
Três em cada quatro portugueses concordam com a proibição de fumar em espaços públicos fechados imposta pela nova Lei do Tabaco. São 74,8 por cento os que, numa sondagem Cofina/Aximage, disseram concordar com as restrições. Os que discordam são 24,6 por cento e apenas 0,6 por cento não tem opinião.

A esmagadora vitória do ‘sim’ a espaços livres de tabaco resulta de 80,3 por cento dos entrevistados revelar ser não fumador. Para os 19,7 por cento que fuma, a lei deveria ser abolida, pois seis em cada dez discordam da sua existência. E se fumadores e não fumadores não se entendem, também homens e mulheres têm posições diferentes quanto a alterações de hábitos em 2008.

A maioria das mulheres (66,5 por cento) responde que está “a fumar o mesmo ou mais”, enquanto a maioria dos homens (55,5 por cento) diz que fuma menos”. Nas contas finais, a Lei do Tabaco parece não ter mudado o consumo de cigarros dos portugueses pois 52,9 por cento responde que está “a fumar o mesmo ou mais”.

Também a frequência de cafés, restaurantes e discotecas não sofreu variações. Segundo os resultados da sondagem, 79,8 por cento responde que os cafés possuem o mesmo número de clientes. 81,2 por cento avalia que a clientela dos restaurantes “está na mesma”. Valor que nos bares e discotecas desce para 74,4 por cento. Fumadores e não fumadores têm, contudo, percepções diferentes da variação de clientes. Para 45,6 por cento dos fumadores há menos clientes em cafés. Bem menor é a percentagem de não fumadores que dizem que clientela desceu com a nova lei: são apenas 5,3 por cento.

Nos restaurantes, a quebra é constatada por 37,8 por cento de fumadores e por apenas 4,5 por cento de não fumadores. Nas discotecas 20,1 por cento dos fumadores diz que há menos clientes, mas entre os fumadores só 3,7 por cento refere quebra nas pistas de dança.

SOCIALISTAS MAIS CRÍTICOS

Os eleitores socialistas são os que mais criticam a nova Lei do Tabaco, embora as restrições tenham forte apoio entre eleitores de todos os partidos. Os comunistas são os seus maiores defensores (87,9 por cento a favor), assim como 84,5 por cento dos eleitores do Bloco de Esquerda e 82,3 por cento dos que votam no PSD. Entre os eleitores do PP, 79,9 por cento aprova a lei, que reúne o apoio de 78,3 por cento dos que votaram no PS.

Com um avanço destacado, são os eleitores sociais-democratas que melhor estão a cumprir a Lei do Tabaco no sentido de perderem o hábito dos cigarros. Setenta e sete por cento destes garante estar “a fumar menos”, seguindo-se os que votam no PP (43,8 por cento) e no PS (41,4 por cento). Mais reticentes a reduzirem o consumo estão os comunistas (apenas 36,5 por cento) e os bloquistas (36,1 por cento).

SONDAGEM: PROIBIÇÃO DE FUMAR EM TODOS OS LOCAIS FECHADOS

TOTAL

Concorda: 74,8%

Discorda: 24,6%

Sem opinião: 0,6%

FUMADOR

Concorda: 36,6%

Discorda: 63,4%

Sem opinião: 0%

NÃO FUMADOR

Concorda: 84,1%

Discorda: 15,1%

Sem opinião: 0,8%

FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM

OBJECTIVO: Lei do Tabaco

UNIVERSO: Eleitores residentes em Portugal com telefone fixo ou telemóvel

AMOSTRA: Aleatória estratificada por região, habitat, sexo, idade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 501 entrevistas telefónicas (270 das quais realizadas a mulheres)

COMPOSIÇÃO: Proporcional pela variável de estratificação

RESPOSTAS: Taxa de resposta de 75,3%. Desvio padrão máximo de 0,022

REALIZAÇÃO: Entre os dias 16 e 18 de Janeiro de 2008, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz.
João Saramago

» Artigos Relacionados
23-01-2008 - 00:00:00 ASAE reconhece erros
22-01-2008 - 13:01:00 Tabaco perde 202 milhões
19-01-2008 - 00:00:00 Discotecas sem fumo
SUBSCREVER ALERTAS SMS CORREIO DA MANHÃ
Os Títulos do Dia no seu telemóvel! Envie CMTD para o nº 4644.
As Notícias de Última Hora no seu telemóvel! Envie CMUH para o nº 4644.
Custo por mensagem: €0,30 | Mais serviços em: www.correiodamanha.pt/alertas



» Comentários

Domingo, 27 Janeiro


- Hugo Viegas
Se os cafes e restaurantes estão mais vazios é porque as pessoas deixaram de fazer sala, o que me parece que é vantajoso para os estabelecimentos, consomem e vão embora fumar, dando vago a outros consumidores. Para os que dizem que diminuiram os clientes tenham a coragem de anunciar a facturação de 2007 para que possamos comparar com a futura de 2008, só assim podemos validar a informação.

- A Santos
Apoio a lei. Veio tarde porque ninguém alguma vez defendeu os não fumadores. Quando fazem o paralelo entre os drogados e os fumadores, devo dizer: Os drogados não me incomodam so fazem mal a si proprios. Os fumadores lesam tudo ao seu redor.

- fernando camacho
Nunca fumei mas acho que o tabaco não faz mal á saúde, mas sim ás algibeiras. Dou um exemplo. Conheci um senhor que era pastor, mascava o tabaco de onça da marca Duque, colocava-o atrás das orelhas para secar e depois de seco colocava-o no cachimbo e fumava-o. Faleceu aos 94 anos de acidente de automóvel quando fazia jogging.Macau

- Carlos
16,5% dos problemas de saúde são provocadas pelo tabaco. A alimentação provoca 32% e o meio ambiente e outros o restante. Para quando a proibição dos automóveis, dos fritos, coca-colas e afins, etc....Até este Governo provoca stress.....

- carlos
"MAIORIA ABSOLUTA APOIA PROIBIÇAO". So tem e que apoiar p/bem da saude deles e dos outros, eu sou fumadora ha muitos anos e concordo plenamente com a proibiçao de fumar em todos os locais publicos. Respeito as pessoas a minha volta mas no momento em que nao estou a fumar estou a levar com o fumo de uma pessoa que esta ao meu lado e se esta marimbamdo se incomoda alguem. Ha grande falta de respeito nas pessoas.

- Ricardo Tavares
Acho muito bem em que é proibido de fumar de vários locais, porque é como um tubo de escape que faz poluição no interior como a poluição no exterior dos veículos com motor de combustão.

- Vasco - Inglaterra
Tanta preocupaçao com um assunto que e benefico para todos. Volto a referir que nao sao so os fumadores que gastam dinheiro, sejam cafes, discotecas ou nos casinos. Nos estadios de futebol em Inglaterra nao se fuma, ja os viram as moscas?

- José Basto (Setúbal)
O radicalismo exarcebado contra os desgraçados fumadores,tem origem num mal que afecta muita gente neste país : a frustração (profissional,sexual,da vida,etc.,).Estou até a lembrar-me dumas senhoras,òbviamente frustradas,que querem que a lei se estenda até dentro das casas particulares!Em minha casa mando eu e,até depois de morto,são precisos quatro para me tirarem de lá!

- Nicole
Cumpra-se a lei, sem excepções!! Para poder comer nos restaurantes sem fumarada adicional, para poder ir a uma disco e chegar a casa sem que a roupa, até às cuecas e soutien, esteja impestada de tabaco. Em muitos países da europa não se fuma, nem nos bares; pelo menos que se vá a reboque da europa tb em coisas boas. Já bastam as más...

- rui
Um coisa é concordar com a lei, outra bem diferente é ela ser cumprida. A mairia dos cafés com o distico azul, simplesmnte não está a cumprir a lei.

- diogor
proibam tudo, o povo é estupido apoia tudo. Proibam o tabaco, o sexo, o alccol e todos os nossos problemas desaparecem.

- Pedro Duarte
É impressionante. Hoje fui a Tomar e entrei no café Pic Nic 3 onde estavam os autocolantes azuis e várias pessoas a fumar. Até havia cinzeiros nas mesas. No fundo da pastelaria, junto ás casas de banho estava um cantinho, pequeno, com os dísticos de não fumadores. Como não conheço bem a lei gostava de saber se isto é legal?

- José Silva
Concordo com a lei, acho-a no entanto um bocado radical. Pode acontecer o mesmo que aconteceu com a Lei Seca nos EUA. Tudo o que é proibido é mais desejado.

- Torque
Valha-nos ao menos isto, para ter orgulho em ser Português.

- Lusitano
Era um autêntico espectáculo ver as donzelas em tudo quanto é sítio, exibindo e manuseando o cigarro, com uma maestria digna de fazer inveja ao marialva mais pintado! Agora é vê-las nos pópós, com os dedinhos de fora, a dar a dar... sacudindo a cinza ! Fica por agora, a sofreguidão de correr para as máquinas do tabaco para retirar o elixir do status social invertido!!!

- João Marques
De que interessa a Lei se se continua a fumar, na 6ª feira 24.01.2008 fui a um bar/discoteca na Zona da D. Carlos I e estava uma fumarada desgraçada (ao balcão tinham um papel manuscrito a dizer: "agradecemos que não fumem ao balcão", só deu para beber uma bebida e vim-me embora, enfim ... tudo como dantes, no fundo desapareceram os cinzeiros e a temível ASAE esfumou-se

- Alcântara Ice Crime
A verdade é que a lei do tabaco é uma palhaçada, senão vejamos. Existem cafés com menos de 100 metros quadrados, sem quaisquer divisórias entre fumadores/não fumadores e que têm o dístico azul á porta. Por mais incrível, para além dos clientes... até os próprios empregado se sentam á mesa a fumar, tipo incentivo, entrem aqui... que podem fumar. Pior, a ASAE diz não ter meios de lá ir fiscalizar...

- Portuga da Silva
Vê-se por aqui que os PORTUGUESES são mais SENSATOS, do que lhes é atribuido, como se vê tambem que essa sensatez, deixa de existir (aparentemente)quando se trata de GUIAR E BEBER...Porquê? Os psicólogos que respondam!!!

- rm
Está a ficar novamente tudo na mesma, esta lei não está a ser respeitada pela maioria, e os poucos que a tentam respeitar, começam a ficar com concorrencia desleal, acabando tambem eles por serem obrigados a não respeitar. Afinal estamos em Portugal, onde a educação e civismos não é propriamente cabeça de cartaz.

- Alvaro Magalhaes
Temos que aproveitar para deixar de fumar. Eu sou a favor.

mais comentários
 
  Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Directórios | Jogos | Horóscopo | Lojas on-line | Meetic.XL | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade
ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.