A INDÚSTRIA DO TABACO PRECISA DE LIMITE

Nesta segunda-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a ACT lança uma campanha publicitária que pede limites para a indústria do tabaco. “A indústria do tabaco precisa de limite” é seu conceito. A campanha tem parceria com a Fundação do Câncer e foi criada pela agência EURO/RSCG Contemporânea.

A indústria do tabaco vem utilizando-se do conceito de liberdade para coibir novas regulações ao setor, desconsiderando os efeitos que a promoção de seus produtos têm junto às crianças e jovens.

A nova campanha da ACT/Fundação do Câncer traz peças como anúncios para jornais, revistas, outdoor e busdoor, spot para rádio e vai priorizar, ainda, as redes sociais, através do twitter e Facebook. Sua principal peça é o anúncio que lista oito motivos pelos quais a indústria do tabaco precisa de limites. São eles:

1) Porque ela ainda tem a liberdade de fazer propaganda em todos os pontos de venda.

2) Porque esta propaganda é sua principal estratégia para vender e atrair novos fumantes. Tanto que ela investe mais e mais milhões a cada ano.

3) Porque ela tem a liberdade de colocar seus produtos próximos a balas, doces e chocolates, o que influencia não só seus consumidores mas, em especial, crianças e adolescentes.

4) Porque ela tem toda a liberdade de adicionar sabores como canela, cravo, hortelã e baunilha para tornar o cigarro mais agradável. E principalmente para quem? Crianças e adolescentes.

5) Porque ela tem a liberdade para vender seus produtos perto de escolas e universidades.

6) Porque ao fazer isso livremente ela ameaça a liberdade e o futuro dos jovens, que são o alvo prioritário desta indústria (90% dos fumantes começaram a fumar antes dos 19 anos).

7) Porque ela ainda tem a cara de pau de manipular a boa fé de seus consumidores afirmando que a liberdade deles é um “valor inegociável” e que eles são livres para fazer o que quiserem (apesar de serem escravos da nicotina).

8) Porque a liberdade de criar leis é da sociedade e não desta indústria.

Fonte: Amata