Notícias

Arquivo

foto_manchete

Qualidade de vida

Sustâncias do cigarro afetam saúde dos fumantes passivos

Segunda, 02 de Julho de 2007 23h23

Você não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros acesos ao seu redor. Talvez não saiba, mas você é fumante passivo. E, para completar a situação, a fumaça recebida pelo fumante passivo é tão prejudicial quanto à fumaça que invade os pulmões de um fumante.

Além de estarem expostos a substâncias perigosas, os fumantes passivos podem apresentar alergias, ataques de asma e bronquite e irritação nos olhos e nas vias respiratórias.

A fumaça respirada pelo fumante passivo é uma combinação de mais de 400 substâncias químicas, na forma de partículas e gases como o cianeto de hidrogênio, o dióxido de enxofre, o monóxido de carbono, a amônia e a nicotina.

É um problema de saúde pública que está presente em todos os países do mundo. Estima-se que 79% das pessoas estão expostas à “fumaça passiva” na Europa. Já nos Estado Unidos, o percentual é de 88%. Segundo a Sociedade do Câncer da Nova Zelândia, o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.

As informações são da assessoria da Unimed-JP

-->
associados paraíba

Copyright © 2002-2006. Portal O Norte Online . Todos os Direitos Reservados.