UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

03/07/2007 - 15h11

Kraft: o gigante da alimentação com marcas famosas no mundo todo

NOVA YORK, 3 jul 2007 (AFP) - A American Kraft - que possui marcas famosas no mundo como Nabisco, Côte d'Or, Maxwell e Grand-Mère, algumas delas com mais de cem anos - está negociando a compra da divisão de biscoitos da Danone - um dos maiores grupos de agroalimentos do planeta.

Com sede em Northfield, no nordeste dos Estados Unidos, o grupo obtém com sete de suas marcas um faturamento de mais de um bilhão de dólares ao ano. Além disso, 40 de suas marcas têm mais de cem anos. Emprega mais de 90 mil pessoas e possui 159 fábricas no mundo.

Kraft realiza os dois terços de suas vendas nos Estados Unidos e um terço fora do país. Suas vendas aumentaram ligeiramente desde 2002, passando de 29,2 bilhões de dólares a 34,4 bilhões de dólares ano passado, mas seu ganho foi levemente reduzido no mesmo período, passando de 3,4 a 3 bilhões de dólares.

Entre as marcas mais antigas, adquiridas ao longo dos anos, estão Grey Poupon, uma mostarda Dijon criada por dois franceses em 1777, Terry's para cereais, e inclusive Côte d'Or (1883), Maxwell (1892), Milka (1901), Nabisco (1898), Oreo (1912) e a marca de queijos Kraft, fundada por um vendedor ambulante em 1903.

A Kraft nasceu de um frenesi de fusões e aquisições entre os anos 1980 e 1990. Entre os anos 50 e 70, apareceram grandes grupos multimarcas como General Foods e Kraft Foods nos Estados Unidos e, em 1985, ambos foram adquiridos pelo grupo de tabaco Philip Morris que buscava diversificação.

Anos depois, Philip Morris comprou a empresa de alimentos Jacobs Suchard, nascida da fusão de fabricantes europeus de chocolate e depois comprada pelo gigante de biscoitos Nabisco em 2000. O grupo então recebeu o nome de Kraft General Foods, passando a se chamar mais tarde Kraft Foods.

Philip Morris colocou a Kraft na Bolsa no início de 2001, a 31 dólares, quando o crescimento da empresa começou a sofrer desaceleração.

Em janeiro de 2007, ao constatar que o setor de alimentos rende claramente menos que o de tabaco, Philip Morris (rebatizado Altria em 2003), que possuía 89% da Kraft, se separou definitivamente desta empresa por uma operação de spin-off (distribuição de ações entre seus acionistas).

O capital da Kraft está atualmente distribuído entre acionistas institucionais, nenhum dos quais possui mais de 2%. Cada ação vale aproximadamente de 35 dólares.

Shopping UOL