03/07/2007 - 15h11
Kraft: o gigante da alimentação com marcas famosas no mundo todo
NOVA YORK, 3 jul 2007 (AFP) - A American Kraft - que possui marcas
famosas no mundo como Nabisco, Côte d'Or, Maxwell e Grand-Mère, algumas delas
com mais de cem anos - está negociando a compra da divisão de biscoitos da
Danone - um dos maiores grupos de agroalimentos do planeta.
Com sede em
Northfield, no nordeste dos Estados Unidos, o grupo obtém com sete de suas
marcas um faturamento de mais de um bilhão de dólares ao ano. Além disso, 40 de
suas marcas têm mais de cem anos. Emprega mais de 90 mil pessoas e possui 159
fábricas no mundo.
Kraft realiza os dois terços de suas vendas nos
Estados Unidos e um terço fora do país. Suas vendas aumentaram ligeiramente
desde 2002, passando de 29,2 bilhões de dólares a 34,4 bilhões de dólares ano
passado, mas seu ganho foi levemente reduzido no mesmo período, passando de 3,4
a 3 bilhões de dólares.
Entre as marcas mais antigas, adquiridas ao longo
dos anos, estão Grey Poupon, uma mostarda Dijon criada por dois franceses em
1777, Terry's para cereais, e inclusive Côte d'Or (1883), Maxwell (1892), Milka
(1901), Nabisco (1898), Oreo (1912) e a marca de queijos Kraft, fundada por um
vendedor ambulante em 1903.
A Kraft nasceu de um frenesi de fusões e
aquisições entre os anos 1980 e 1990. Entre os anos 50 e 70, apareceram grandes
grupos multimarcas como General Foods e Kraft Foods nos Estados Unidos e, em
1985, ambos foram adquiridos pelo grupo de tabaco Philip Morris que buscava
diversificação.
Anos depois, Philip Morris comprou a empresa de alimentos
Jacobs Suchard, nascida da fusão de fabricantes europeus de chocolate e depois
comprada pelo gigante de biscoitos Nabisco em 2000. O grupo então recebeu o nome
de Kraft General Foods, passando a se chamar mais tarde Kraft
Foods.
Philip Morris colocou a Kraft na Bolsa no início de 2001, a 31
dólares, quando o crescimento da empresa começou a sofrer
desaceleração.
Em janeiro de 2007, ao constatar que o setor de alimentos
rende claramente menos que o de tabaco, Philip Morris (rebatizado Altria em
2003), que possuía 89% da Kraft, se separou definitivamente desta empresa por
uma operação de spin-off (distribuição de ações entre seus acionistas).
O
capital da Kraft está atualmente distribuído entre acionistas institucionais,
nenhum dos quais possui mais de 2%. Cada ação vale aproximadamente de 35
dólares.