20 | JUL | 07
SEXTA-FEIRA


















   



Cartas do leitores
Competições de motos: da publicidade ao tabaco à do álcool
Os Grandes Prémios de Motos de distintas cilindradas eram um extraordinário veículo à publicidade do tabaco e seus produtos. Facto que sempre denunciámos e que perdurou para além da cessação das hipócritas derrogações às leis. O que ora nos oferecem os organizadores dos Grandes Prémios de Motos é a mais despudorada publicidade ao Cinzano, como se pôde assistir no fim-de-semana pretérito. A Cinzano aparece com um gigantesco anúncio como pano de fundo das imagens persistentes da competição. No entanto, a Directiva, ora em revisão, denominada “Televisão sem Fronteiras”, diz expressamente no seu artigo 15: A publicidade televisiva de bebidas alcoólicas deve respeitar os seguintes critérios:
a) Não pode dirigir–se especificamente aos menores e, em particular, apresentar menores a consumir tais bebidas;
b) Não deve associar o consumo de álcool a uma melhoria do rendimento físico ou à condução de veículos automóveis;
c) Não deve criar a impressão de que o consumo de álcool favorece o sucesso social ou sexual;
d) Não deve sugerir que as bebidas alcoólicas são dotadas de propriedades terapêuticas ou têm efeito estimulante, sedativo ou anticonflitual;
e) Não deve encorajar o consumo imoderado de bebidas alcoólicas ou dar uma imagem negativa da abstinência ou da sobriedade;
f) Não deve sublinhar como qualidade positiva de uma bebida o seu elevado teor de álcool.
Uma política europeia consequente não pode fechar os olhos a este jogo da “cabra-cega” com as multinacionais do álcool.

apDC - associação
portuguesa de Direito
do Consumo
†Coimbra


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