25/07 - 15:17 - AFP
Os estúdios Walt Disney se comprometeram a não incluir mais atores fumando em seus filmes e divulgar mensagens contra o cigarro nos cinemas e em seus DVDs, segundo carta enviada nesta-quarta a um parlamentar americano.
"O grupo Disney se compromete (...) a tirar de seus filmes pessoas fumando e incluir mensagens de interesse público contra o cigarro nos DVDs de todas as próximas produções que mostrem o uso de tabaco", anunciou a empresa do camundongo Mickey.
De acordo com o mesmo comunicado, a Disney negociará com os propietários dos cinemas para promover a exibição de mensagens contra o cigarro antes de todas as projeções.
De agora em diante, não haverá mais "a presença de fumantes na tela dos filmes da Disney, Touchstone e Miramax", informou a nota, citando os estúdios filiais do grupo que realizam produções para o público adulto.
O anúncio da Disney acontece em um momento no qual a poderosa Associação de Cinema Americano (MPAA, na sigla em inglês), que reúne os grandes estúdios de Hollywood, concede permissões e estabelece condições de distribuição dos filmes, declarou em maio que levará em consideração o fato de haver atores fumando na tela para determinar a classificação indicativa.
pb/ap/sd
Publicidade