Sites Parceiros
CIDADES-RO 25/10/2007 - 17:03:00
Faculdade promove 1° Simpósio Científico sobre álcool, tabaco e drogas ilícitas
Ampliar as discussões sobre as conseqüências do álcool, do tabaco e das drogas ilícitas foi o principal objetivo da Unesc, Faculdades Integradas de Cacoal. Aproximadamente 140 acadêmicos, profissionais da área, sociedade civil discutiram, nos dias 19 e 20 de outubro, no auditório do campus, propostas para combater as conseqüências sociais, dependência química, acidentes, mortes precoces devido ao consumo de drogas licitas e ilícitas.
 
Para debater o assunto, uma mesa redonda foi formada por profissionais da comunidade terapêutica, instituições de tratamento e representantes dos Alcoólicos Anônimos. Palestras como Abordagens psicoterápicas atuais para a dependência química, Consumo de psicofármacos e atribuições de dependência e a Neurobiologia das drogas psicotrópicas foram abordadas no primeiro simpósio.
 
Para o coordenador do curso de psicologia, doutor em Psicologia clínica pela PUC/RS, professor Paulo Renato Calheiros, este simpósio foi essencial para enfocar o tabagismo como um grave problema de saúde pública e ao mesmo tempo trazer este tema para um debate científico. O coordenador destacou, também, o alto índice de consumo de bebidas, cigarros e drogas por adolescentes e jovens. “A psicologia dispõe de instrumentos eficazes para oferecer tratamento seja para o alcoolismo, tabaco e drogas ilícitas” destacou o coordenador.
 
Serviço de tratamento para dependentes químicos
 
Foi inaugurado, durante o simpósio, o serviço de tratamento hospitalar e psico-terápico para pacientes dependentes químicos no Hospital São Paulo. Segundo o coordenador, na medida em que o curso de psicologia for avançando, será feita uma parceria entre a instituição e o hospital para que os acadêmicos realizem estágio na unidade terapêutica. Mais informações pelos telefones (69) 9205-6587 ou 3441 4503.

Autor: Paulo Henrique Silva
Fonte: O NORTÃO
© Copyright 2006, O NORTÃO Todos os Direitos Reservados