Neutralizar zona do cérebro pode diminuir dependência de drogas
da France Presse, em Chicago
A necessidade de drogas pode ser eliminada com a "neutralização" de uma zona do cérebro. A descoberta pode ter grandes conseqüências no tratamento de dependentes, segundo um estudo chileno com animais publicado nesta quinta-feira (25) pela revista "Science".
O córtex insular ou ínsular é uma região profunda no cérebro que filtra a informação sobre o estado e as necessidades do corpo.
Cientistas demonstraram que alterações na ínsula podem reduzir dramaticamente a necessidade do fumante por consumir nicotina.
Um estudo anterior mostrou que 12 de 19 fumantes deixaram o cigarro sem esforço depois de receber uma lesão na ínsula, provocada em geral por crises cardíacas.
Em seus experimentos com ratos, os cientistas descobriram que "neutralizar" temporariamente a ínsula suprime a necessidade pela droga na qual o ratos era viciado. O procedimento também protege de efeitos secundários desagradáveis da medicação, de acordo com matéria da "Science".
Este estudo com ratos e o anterior sobre tabagismo representam uma poderosa evidência de que a ínsula "leva de forma subjacente a consciência da necessidade", o que a transforma num bom objetivo para os medicamentos elaborados para ajudar os dependentes a acabar com o hábito, afirma Fernando Torrealba, cientista da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Leia mais
- Consumo de cigarros entre jovens é alto e começa cedo, aponta pesquisa
- Drogas causam dependência ao "remodelar" cérebro, aponta estudo
- Nicotina sozinha não explica vício do cigarro, diz estudo
- Livro explica o funcionamento do cérebro humano
- Livro explica o cigarro como prazer e risco e mostra tabagismo como epidemia; leia capítulo
Especial