São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Tabagismo e problemas bucais

Além dos problemas respiratórios, mais conhecidos, os fumantes também podem apresentar alterações na boca. Uma pesquisa realizada pelo departamento de odontologia da UnB (Universidade de Brasília) mostra que 47% dos dependentes de tabaco que procuraram a clínica de odontologia da instituição de setembro de 2006 a julho de 2007 sofriam de alguma enfermidade bucal.
Entre os problemas diagnosticados, os mais freqüentes foram doença periodontal (da gengiva) e lesão que pode evoluir para um câncer, de acordo com Eliete Neves, coordenadora da pesquisa .
O estudo também mostra que há relação entre o nível de dependência e as doenças bucais. Entre os fumantes moderados, 59% apresentaram problemas na boca. Neves diz que 90% dos pacientes com câncer de boca tratados na clínica são fumantes.
Tabagistas devem buscar ajuda assim que perceberem alguma alteração na boca. Neves lembra que largar o vício, mesmo depois de bastante tempo fumando, também diminui riscos, pois as lesões podem regredir.

Esquizofrenia
No dia 29, às 8h, haverá palestra sobre a doença no hospital João Evangelista (av. Nova Cantareira, 3.050, São Paulo). Informações: 0/xx/11/6203-3222

Delboni faz palestra sobre próstata
Hoje, às 19h, será realizada uma palestra gratuita sobre câncer de próstata na unidade Ipiranga do laboratório Delboni Auriemo. Uma especialista em patologia clínica e medicina laboratorial falará sobre formas de prevenção e diagnóstico, além de funções da próstata, fatores de risco e doenças associadas. A palestra, que terá duração de uma hora, será na avenida Ricardo Jafet, 1.550, São Paulo. Não é preciso fazer inscrição com antecedência. Informações: 0/xx/11/3049-6999

Muito ou pouco sono traz riscos
Dormir menos de sete horas por noite pode causar ganho de peso, hipertensão e diabetes do tipo 2 e, assim, desencadear doenças cardiovasculares. Horas a mais de sono geram duas vezes mais risco de morte. Os dados são de um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, com 10.308 funcionários públicos e apresentado na última segunda-feira na Sociedade Britânica do Sono.

Sábado é dia de teste contra hepatite C
Neste sábado, dia 29, a Unifesp vai promover um mutirão para diagnóstico da hepatite C, entre as 8h e as 16h. Os testes serão feitos na rua Loefgreen, 2.126, Vila Clementino, São Paulo. A ação faz parte da campanha Procura-C, promovida por centros de saúde em parceria com a farmacêutica Roche. O objetivo é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Inscrições para aula de culinária
Estão abertas as inscrições para uma aula gratuita de como fazer molhos para massas na escola de culinária Studio do Sabor (http://www.studiodosabor.com.br/). O curso, de três horas de duração, será no dia 19 de outubro. A professora é a chef Mônica Sky. Os alunos aprenderão receitas como parafuso ao molho de ricota e alcachofras e espaguete com molho de tomate fresco, azeitonas e manjericão. As vagas são limitadas e é preciso fazer a inscrição por telefone. Inscrições: 0/xx/11/3673-1973


Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: As armadilhas da comida por quilo
Próximo Texto: Anna Veronica Mautner: Ufano-me, logo não estou só
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.