Reino Unido eleva idade mínima para comprar tabaco
da Efe, em Londres
Uma lei que eleva de 16 anos para 18 anos a idade mínima para comprar tabaco no Reino Unido entrará em vigor nesta segunda-feira, com o objetivo de reduzir a taxa de fumantes e evitar que menores comprem tabaco.
A aplicação desta norma acontece três meses após a Inglaterra proibir o fumo em todos os lugares públicos fechados, incluindo bares e restaurantes, como já fez o restante do Reino Unido.
"Estamos decididos a reduzir o número de jovens que fumam", assegurou o secretário de Estado britânico de Saúde Pública, Dawn Primarolo, em uma nota de imprensa divulgada pelo Ministério da Saúde do Reino Unido.
Segundo o secretário, a elevação da idade mínima para 18 anos --a mesma necessária para comprar bebidas alcóolicas-- permitirá que "menos jovens se tornem viciados em nicotina e continuem fumando quando sejam adultos".
Segundo a organização Cancer Research UK, 16% dos meninos e 24% das meninas com idade de 15 anos são fumantes regulares.
A medida chega precedida por uma campanha publicitária para explicar a mudança na lei tanto aos estabelecimentos que vendem tabaco como aos adolescentes.
A estas medidas se somará, a partir de setembro de 2009, a obrigação de que todos os pacotes de tabaco vendidos no Reino Unido incorporem imagens de câncer de pulmão e de outros danos provocados pelo cigarro.
Os fabricantes de cigarros terão dois anos para ilustrar todos os pacotes com as 15 imagens escolhidas, em consulta pública, para acompanhar os atuais textos de advertência sobre os perigos de fumar.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br