30/Setembro/2007 | Da Redação
Preocupados com o bem-estar da sociedade rondonopolitana, o Colégio e a Igreja adventistas de Rondonópolis realizarão, a partir do dia 06 de outubro, o curso “Como Deixar de Fumar”. A iniciativa é totalmente gratuita para a população, sendo ministrada pelo doutor Eduardo Clajus de Oliveira, de Brasília (DF), especialista em terapia de combate ao fumo. Além das aulas expositivas, os participantes do curso receberão folhetos explicativos, medicamentos e aulas em multimídia.
Em agosto de 2006, o mesmo foi realizado com a participação de aproximadamente 500 pessoas, sendo que cerca de 80% delas pararam de fumar. Entre elas, está Maria de Souza Borba, 59 anos. “Estou muito feliz por ter parado de fumar após 52 anos de escravidão. É a maior vitória da minha vida. Estou sofrendo demais com problemas respiratórios e cardíacos”, declarou no encerramento das aulas.
Realizado em todo o Brasil desde 1962, este projeto tem beneficiado milhares de pessoas com o abandono do cigarro. É o caso de Maria de Fátima Bezerra, que parou de fumar há cerca de duas décadas. “Em 1989, tive a oportunidade de me liberar do cigarro graças ao curso Como Deixar de Fumar que fiz em Salgueiro (PE). Além de ganhar saúde e qualidade de vida, economizo o dinheiro que gastava com o cigarro”, disse.
O tabagismo é considerado uma pandemia silenciosa, uma vez que, a cada ano, morrem cerca de quatro milhões de pessoas em todo o mundo por causa de doenças relacionadas ao fumo. No Brasil, o hábito de fumar representa um sério problema de saúde pública, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabaco. O tabagismo pode causar aproximadamente 50 tipos de doenças. As principais delas são o câncer do pulmão (90% dos casos são culpa do fumo), bronquite crônica e enfisema (80% das ocorrências envolvendo viciados) e enfarte (33% das incidências).
O evento será realizado no auditório do Colégio Adventista, às 19h30, localizado na Avenida Rui Barbosa, 1515, no Centro de Rondonópolis. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 0800-646.0009 ou nos supermercados Atacadão e Supercenter. São apenas 550 inscrições abertas à população.
Os campos marcados com * são obrigatórios. O seu email não será divulgado. O seu comentário será analisado antes da publicação. Ao A TRIBUNA se reserva o direito de publicar ou não, na íntegra ou parcialmente, os comentários aqui deixados.
Jornal A TRIBUNA Mato Grosso. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Maikel Neris.