Enquete | |
![]() |
Você é favorável à idéia de todas as crianças
da rede pública de ensino, de 5 a 14 anos de idade, receberem gratuitamente
anualmente uma escova e uma pasta de dentes e, a partir dos 9 anos, também
um tubo de 100m de fio dental ?
(encerrada em 22/05/2003)
Sim |
|
97,87% (3347 votos) | ||||
Não |
|
2,13% (73 votos) |
Comentários inseridos sobre a enquete:
Obs: Aproveitamos este momento para esclarecer que: a) a proposta acima, de recebimento gratuito de apenas uma escova ao ano (e não quatro como também gostaríamos que fosse), é porque na época, assim como hoje, nenhuma escova é recebida; b) dois comentários ficaram incompletos porque o site especializado* através do qual fizemos a enquete tinha limitação de caracteres para o comentário; e c) a pergunta foi formulada consoante os termos do projeto monográfico.
Data | Autor |
01/05/2003 00:14:08 | confidencial |
Sim, mas é preciso aproveitar e levar até as escolas noções de alimentação balanceada e econômica, aproveitando melhor os nutrientes das refeições; assim começaríamos a diminuir o consumo de açúcar através da educação alimentar e bucal. | |
![]() |
|
![]() |
|
24/04/2003 11:42:21 | Giselle Sabatini gigisabatini@ig.com.br |
Acredito que todos temos os mesmos direitos, o problema é que não depende só de mim. As crianças principalmente precisam cuidar bem dos dentes. Apoio e aplaudo de pé essa iniciativa. | |
![]() |
|
![]() |
|
26/01/2003 21:05:23 | confidencial |
Gostaria que cada criança recebesse 4 escovas dentais no ano. A cada 3 meses. | |
![]() |
|
![]() |
|
20/01/2003 00:57:43 | MARIA APARECIDA SILVA cida_silva@msn.com |
Concordo, desde que seja tudo reposto sempre que necessário, com acompanhamento da equipe odontológica (CD, THD, ACD) para introdução do programa, conscientizando os professores a fazerem uma escovação após o lanche e tudo o que for necessário para uma boa higiêne. | |
![]() |
|
![]() |
|
20/12/2002 15:01:39 | NIlce nicirosa@ig.com.br |
Todo tipo de incentivo, principalmente na área de saúde, é válido! Higiene Bucal tb é educação!!! | |
![]() |
|
![]() |
|
27/11/2002 19:14:01 | Gustavo Miniaci Lopes miniaci@ig.com.br |
Gostaria de poder comprar esta escova e este dentifrício que dura um ano!!! | |
![]() |
|
![]() |
|
21/10/2002 07:37:30 | confidencial |
Se vai se fazer alguma coisa e se vai gastar verbas, que se faça a coisa direito. Que o dentista da rede pública tenha acesso à sala de aula e de uma aula de escovação unificada para todo o Brasil, e não o que cada um acha que é certo. Além disso uma escova | |
![]() |
|
![]() |
|
02/09/2002 12:29:37 | Isabela igaldieri@yahoo.com.br |
Não só a partir dos nove anos. Eu penso que quanto antes melhor.... | |
![]() |
|
![]() |
|
30/08/2002 09:26:09 | Getulio Rubim Maria getuliorm@bol.com.br |
Sou favorável a distribuição de creme dental, escova de dentes e fio dental, nas escolas púplicas, trimestralmente, mas além da distribuição do material, faz-se necessária a existência de profissionais (CD, THD) treinadas para a orientação dos alunos. | |
![]() |
|
![]() |
|
17/06/2002 19:36:22 | confidencial |
Sou a favor da distribuição de escovas de dente para todas as crianças da rede pública (pelo menos), mas não concordo em distribuir uma escova no decorrer do ano, seriam necessárias nos minímo 02 (duas), e o fio dental deveria ser acima dos 2 anos. | |
![]() |
|
![]() |
|
01/06/2002 18:36:05 | rita de cassia de alvarenga guimaraes criansaudemg@yahoo.com.br |
uma escova é pouco, deveria ser no mínimo 2 escovas por semestre. | |
![]() |
|
![]() |
|
30/05/2002 22:56:45 | Rossana Farias rossanafarias@aol.com |
não é necessário esperar os 9 anos para começar a distribuição do fio dental. | |
![]() |
|
![]() |
|
17/05/2002 09:06:22 | Lauro laurox@hotmail.com |
Só fornecer escova, pasta e fio não resolve. Tem-se que ensiná-las no correto uso das mesmas. | |
![]() |
|
![]() |
|
30/04/2002 14:31:30 | Maíra Granado Rodrigues mairagrodrigues@bol.com.br |
A iniciativa é louvável, no entanto uma escova de dentes ao ano é insuficiente para se manter uma boa higiene bucal.A distribuição de escovas, pastas e fios dentais deveria ser com maior frequência, talvez trimestralmente. | |
![]() |
|
![]() |
|
12/03/2002 22:48:19 | fernanda deca_silveira@bol.com.br |
A enquete induz a uma resposta não adequada. As crianças devem adquirir o hábito de escovar os dentes e não ganhar escovas e fio dental. A escova deve ser trocada de 3 em 3 meses. Logo, ela não poderá ser distribuída anualmente. | |
![]() |
|
![]() |
|
15/02/2002 07:13:35 | João Miguel Martins Neto jommn@terra.com.br |
Uma escova e uma pasta dental ao ano eu acho um absurdo. Tem que ser uma escova e uma pasta dental ao mês!!! | |
![]() |
|
![]() |
|
21/12/2001 15:27:38 | Flávia M. Flório flaviaflorio@yahoo.com |
O ideal está longe desta situação. Sabemos que uma escova por ano é muito pouco. Mas é um passo importante. As crianças menores de 5 anos tb têm direito à saúde bucal. | |
![]() |
|
![]() |
|
18/11/2001 16:43:40 | Alessandra Queiroz alessandrabmq@zipmail.com.br |
Sou favorável não só anualmente, mas semestralmente. E o tubo de fio dental poderia ser distribuído aos cinco anos, pois nesta idade a criança já possui todos os dentes decíduos. | |
![]() |
|
![]() |
|
25/09/2001 11:31:58 | Maria do Carmo Rosário carmorosa@zipmail.com.br |
Sugiro que ao invés de fornecer uma escova dental anualmente, seja fornecida no mínimo de 6 em 6 meses. | |
![]() |
|
![]() |
|
19/09/2001 17:56:14 | Josael José de Araujo drjosael@osite.com.br |
Sou favorável que recebam pelo menos a cada dois meses. Devemos levar em consideração o tempo de vida útil da escova, instrumento primordial na prevenção da cárie dental. | |
![]() |
|
![]() |
|
17/09/2001 19:53:44 | confidencial |
É UM ABSURDO PENSAR EM UMA ÚNICA ESCOVA POR ANO. COM TANTO DINHEIRO SENDO GASTO COM BOBEIRAS PODERIA DAR UMA POR SEMANA... | |
![]() |
|
![]() |
|
10/09/2001 18:29:35 | narume narume@bol.com.br |
estou buscando doações de escovas e cremes dentais para distribuir para crianças carentes no interior da Bahia (Macaúbas) numa feira de saúde que será realizada por nós estudantes que moramos na capital.Caso alguém queira doar entre em contato com narume | |
![]() |
|
![]() |
|
28/07/2001 17:14:52 | Denise Calzada Borges deniseclz@globo.com |
A odontologia preventiva deveria ser enquadrada no curriculum escolar, assim como todo o material didático (escovas, pastas, fio dental e impressos) | |
![]() |
|
![]() |
|
30/06/2001 03:21:52 | confidencial |
Apesar de não ser o ideal, já é um bom começo para uma odontologia preventiva em se tratando de Brasil!!!! Quem sabe um dia chegaremos lá!!! | |
![]() |
|
![]() |
|
28/06/2001 13:24:50 | Dra Juliana Marçal Maciel drajulianamaciel@hotmail.com |
Deve ser enviado o produto e não o dinheiro, pois a corrupção está a solta pelo Brasil todo, e sempre tirando dos menos favorecidos. | |
![]() |
|
![]() |
|
10/06/2001 17:36:57 | harden costa resende harden@ig.co |
deveria ser uma escova dental, uma pasta de dentes e um fio dental em um período de no máximo 3 meses. | |
![]() |
|
![]() |
|
09/06/2001 16:27:38 | Cristiane M. Gobbato crismalufgob@zipmail.com.br |
Acho que a prevencão é o passo mais importante a ser tomado. É criar novas geracões em que a principal característica é a perda de dentes decíduos hígidos. É não precisar de terceira denticão na terceira idade | |
![]() |
|
![]() |
|
07/06/2001 12:40:50 | Giuliano giulianovr@yahoo.com |
Sou favorável não pela distribuição de uma escova anualmente, mas de pelo menos três escovas a cada quatro meses. | |
![]() |
|
![]() |
|
03/06/2001 02:28:12 | confidencial |
Favorável devido à carência financeira da maioria de nossa gente. | |
![]() |
|
![]() |
|
26/05/2001 18:39:54 | Mônica De Luca dolphinandwhale@bol.com.br |
Melhor dizendo, até mais de uma unidade por ano. | |
![]() |
|
![]() |
|
19/05/2001 20:03:39 | viviane oliveira vivisro@bol.com.br |
Concordo que devam ser distribuídas escovas além dos cremes dentais e fios, porém tendo o cuidado de adotar práticas educativas quanto ao uso correto desses meios de higienização bucal. | |
![]() |
|
![]() |
|
28/04/2001 12:34:51 | confidencial |
Acho a proposta otima, mas acredito que alem disto, deveria haver propagandas na TV incentivando seu uso. Eu vejo propaganda de escova, creme dental, mas de fio dental eu não estou lembrada, afinal escovação sem fio não é uma escovacao completa. | |
![]() |
|
![]() |
|
19/04/2001 19:01:39 | thais lumi sunada thaislumi@yahoo.com |
concordo com a idéia desde que este material entregue aos alunos seja acompanhado de instruções e informações sobre odontologia preventiva. | |
![]() |
|
![]() |
|
28/03/2001 21:55:24 | Marcelo Coutinho mgcoutinho@pobox.com |
Acredito que apenas uma para o ano todo seja pouco, talvez como referencial, poderia ser usada a época de provas para uma nova distribuição. | |
![]() |
|
![]() |
|
25/03/2001 13:39:39 | confidencial |
Eu concordo que deveria ser dado escova e creme dental as crianças, mas um tudo e uma escova por ano é muito pouco. Deviam avaliar isso | |
![]() |
|
![]() |
|
25/03/2001 06:40:53 | edison dr.porto@tro.matrix.com.br |
votei não, não por ser contra... pelo contrário, minha opinião vai de encontro à maioria dos comentários, onde o ideal seria escova a partir dos 2 anos (4 por ano); o fio dental sim aos 9 anos.... | |
![]() |
|
![]() |
|
25/03/2001 00:23:18 | Genizelio Bianor Bringuenti gbbr@escelsa.com.br |
Triste é verificar que num país de desdentados, ainda existe quem seja contra a idéia, motivo desta enquete | |
![]() |
|
![]() |
|
11/03/2001 20:39:17 | confidencial |
Sou a favor que estas crianças recebam 3 vezes ao ano 1 escova e 1 pasta de dentes. | |
![]() |
|
![]() |
|
08/03/2001 22:43:12 | confidencial |
Se crianças estão na rede pública de ensino, é lógico que não tem dinheiro para cuidarem da saúde. Nada melhor do que dar a assistência. | |
![]() |
|
![]() |
|
06/03/2001 17:57:07 | Bruno Carvalho de Sousa brunocs@medcenter.com |
Esta proposta é válida desde que se tenha espaço para a educação em saúde bucal, tendo em vista o fato de que não adianta entregar os instrumentos sem que se transmita a informação de como usá-los, bem como não motive as crianças para que se crie o hábito | |
![]() |
|
![]() |
|
06/03/2001 14:43:36 | confidencial |
Além do conjunto de 04 escovas e dentifrícios, o governo deveria fazer cumprir a lei da fluoretação das águas de abstecimento público e seu efetivo controle, como medida de redução dos índices epidemiológicos atuais. | |
![]() |
|
![]() |
|
27/02/2001 15:04:38 | confidencial |
E porque não mensalmente??? | |
![]() |
|
![]() |
|
24/02/2001 15:44:49 | confidencial |
Acho que o prazo para entrega das escovas e da pasta deveria ser de 3 em 3 meses, para que a criança tenha sempre uma escova nova para uma boa higienização. Além disso, as campanhas de higiene oral devem ser realizadas concomitantemente. | |
![]() |
|
![]() |
|
22/02/2001 13:56:00 | confidencial |
Só uma ? | |
![]() |
|
![]() |
|
19/02/2001 13:51:11 | confidencial |
Somente uma escova por ano é muito pouco; deveriam ganhar no mínimo uma a cada três meses. | |
![]() |
|
![]() |
|
16/02/2001 01:25:29 | André argp@netabc.com.br |
Isso é piada...deveriam dar mais apoio a crianças... uma escova durante o ano?????... (ahahaha..)... o governo não está interessado no progresso do país, pois não convém!!!.. mas é melhor que nada!.. um abraço ! | |
![]() |
|
![]() |
|
14/02/2001 13:19:04 | Winny Soyat winny_soyat@bol.com.br |
Ninguém deve usar uma escova durante um ano inteiro; portanto, a distribuição gratuita deve ser feita PELO MENOS de seis em seis meses. | |
![]() |
|
![]() |
|
06/02/2001 22:58:32 | Valéria Rodrigues valeria@prosa.com.br |
Favorável, porém em maior quantidade | |
![]() |
|
![]() |
|
02/02/2001 23:00:32 | confidencial |
só para escolas de regiões carentes, e então não apenas uma por ano, mas quatro | |
![]() |
|
![]() |
|
31/01/2001 22:08:31 | Carmen G. Felamingo carmin2000@ig.com.br |
sou absolutamente a favor, parabéns pela idéia. | |
![]() |
|
![]() |
|
29/01/2001 00:56:28 | Hermes Ferreira Guedes ferreiragomez@hotmail.com |
Porque o gasto que se realizará com a compra de escovas e fios dentais serão menores do que os gastos que futuramente terão que se realizar com estas crianças para tratar das cáries que podiam ser prevenidas | |
![]() |
|
![]() |
|
25/01/2001 07:23:31 | confidencial |
Deveria haver, também, um treinamento com os professores para que a escovação seja correta. Muitos não sabem a forma correta de se escovar um dente. | |
![]() |
|
![]() |
|
15/01/2001 21:51:01 | Alexandre Bianchini bianchinicd@uol.com.br |
Sim, claro que é muito importante darmos, sempre que possível, condições, ao menos, à nossa população infantil, de higienização dental, para que essas possam chegar à juventude com uma saúde bucal o melhor possível. | |
![]() |
|
![]() |
|
09/01/2001 19:23:13 | Silma Assuncao de melo Lopes Silma@cassianet.psi.br |
Acho que as criancas devem receber o kit completo, e que esta distribuição seja a cada três meses. Sou fascinada em prevenção; acho que é por este caminho que todos os dentistas devem trilhar. Sou autora e coordenadora do Projeto Soprev, desenvolvido a | |
![]() |
|
![]() |
|
28/12/2000 10:40:53 | DR José Luis Damasceno jluis@ortodontista.com.br |
semestralmente seria melhor, pois a duração máxima de uma boa escova dentária chegaria a 3/4 meses. | |
![]() |
|
![]() |
|
23/12/2000 11:52:01 | Heitor hwerneck@vento.com.br |
O envio do kit deve ser mais freqüente, tlvz com uma periodização bimestral ou trimestral | |
![]() |
|
![]() |
|
02/12/2000 07:55:20 | Renata Alves alves.renata@bol.com.br |
A idéia é boa, mas seria muito melhor se as crianças recebessem o kit completo (escova, creme dental e fita dental) no intervalo menor (três meses, no mínimo) a partir dos 6 anos de idade. | |
![]() |
|
![]() |
|
23/11/2000 15:20:53 | ana cristina l. ferretti tuon persio@contato.net |
as crianças devem receber a cada três mêses e não somente uma vez por ano; o fio dental deve acompanhar o quite para todas as crianças e não só a partir dos nove anos de idade. Se é para fazer, tem que ser bem feito para se alcançar um resultado válido. | |
![]() |
|
![]() (*) enquetes.com.br |