11/12/2014 -
TRF4 - Justiça atende a pedido do MPF e restringe propaganda de bebidas alcoólicas em todo o país. Bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 graus Gay Lussac, como cerveja e vinho, passarão a ter a propaganda comercial em rádio e televisão restringida em todo país. Os comerciais só poderão ser veiculados entre 21h e 6h e não poderão associar o produto a esportes, condução de veículos, condutas exitosas ou melhor desempenho sexual. Também deverão passar a conter nos rótulos a advertência: "Evite o consumo excessivo de álcool"". Ainda cabe recurso da decisão. As rés têm 180 dias a contar da publicação do acórdão para alterar os critérios a serem seguidos em contratos comerciais. Segundo o relator do processo, conceituar como bebida alcoólica para fins de restrição de propaganda apenas aquelas com mais de 13º graus Gay-Lussac, como era aplicada a lei até então, seria negar a realidade social em que vivemos, dando maior proteção ao setor econômico e aos interesses privados dos ramos ligados à indústria de bebidas alcoólicas. ""É notório que as propagandas de bebidas alcoólicas, em especial as de cerveja, associam o consumo a imagens e situações atraentes, divertidas, pessoas bonitas, erotismo e juventude. Considerando que não há restrição em relação ao horário para a divulgação e veiculação de referidas imagens, elas tendem a ser recebidas por crianças e adolescentes, influenciando-as, portanto, em virtude de sua vulnerabilidade na liberdade de escolha"", diz"10/12/2014 -
IBGE - Pesquisa Nacional de Saúde. Em 2013, 24,0% dos adultos ingeriam bebidas alcoólicas uma vez ou mais por semana, e 24,3% conduziam carro ou motocicleta depois de ingerirem bebidas alcoólicas. 14,5% dos adultos fumavam cigarros industrializados. Ex-fumantes eram 17,5% dos adultos, sendo 21,2% dos homens, 14,1% das mulheres, 31,1% dos idosos e 5,6% dos jovens de 18 a 24 anos. Entre os fumantes, 51,1% tentaram parar de fumar nos 12 meses anteriores à visita da Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, sendo 47,9% dos homens e 55,9% das mulheres. Entre os que tentaram parar de fumar, 8,8% procuraram a um profissional de saúde. Nos domicílios, 10,7% dos não fumantes estavam expostos à fumaça de tabaco. Já entre os não fumantes que trabalhavam em ambientes fechados, 13,5% estavam expostos ao fumo passivo08/12/2014 -
Época - Cristiane Segatto - Carta ao amigo que perdeu o fumódromo. "Tinha 14 anos quando fui abordada na porta da escola, na Zona Norte de São Paulo, pela propagandista de uma marca nova. Foi meu primeiro cigarro. Que presente bacana, não? A moça era mais bonita, mais velha e, sobretudo, parecia mais segura que eu. Vestia um macacão fashion, com um grande bolso na altura do peito. De lá, tirou uma amostra grátis com três cigarros e me ofereceu. Sou do tempo em que a indústria se achava no direito de viciar crianças na porta da escola. Como eu queria ter uma notícia bombástica para lhe dar. Um super remédio, uma vacina, um método infalível contra esse tormento. Infelizmente, não tenho. Só posso desejar que você tente se livrar desse vício. Pode ser que o fim do fumódromo seja o empurrãozinho que faltava"""